Jornal Folha do Estado

41665-2

O Fluminense agora entrou para o hall dos times “ficha-limpa” do futebol brasileiro. Depois de confirmar a adesão ao PROFUT – Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro – o clube obteve as certidões negativas de débitos com órgãos federais e pode retomar uma série de benefícios e situações que havia perdido ao longo do tempo, com ter contas em banco, firmar convênios e parcerias, além de voltar a receber verbas de subvenção.

Essa é a consequência direta da adesão do Fluminense ao PROFUT, que impõe exigências de gestão e responsabilidade fiscal que os clubes devem cumprir se quiserem participar do programa de refinanciamento. A partir daí, os clubes poderão dividir seus débitos em até 240 parcelas de no mínimo R$ 3 mil, contando com redução de 70% das multas, de 40% dos juros e de 100% dos encargos legais. As primeiras 60 parcelas poderão ser reduzidas em até 50%, mas esse desconto deverá ser coberto posteriormente. Os clubes se comprometem a reduzir o déficit para 10% da receita anual a partir de 2017, e 5% a partir de 2019. Com a adesão, a agremiação passa a ter certidões negativas dos débitos.

De acordo com Mizael Freitas, diretor financeiro do Fluminense, as certidões negativas garantem uma série de benefícios ao Fluminense. “O time pode agora pode reabrir as suas contas em banco que estavam bloqueadas há muito tempo. Além disso, agora o clube pode firmar convênios, parcerias com empresas de forma aberta sem problema nenhum e acima de tudo com toda a transparência”, afirmou.

O dirigente disse que o primeiro benefício imediato foi a inscrição no Campeonato Baiano nas categorias profissional e sub-20, cujo prazo se encerrou na última quarta-feira (16). “Alguns clubes estavam com dificuldades para inscrever no Campeonato Baiano por conta da falta destas certidões e o Fluminense está de posse destas certidões e automaticamente teve a sua inscrição confirmada, além da renovação das suas licenças com a FBF e a CBF para 2016”, relatou Mizael Freitas.