Tribuna da Bahia

copa_do_brasil_palmeiras-615x388

Desde o ano passado que a diretoria de competições da CBF dividiu em duas etapas a Copa do Brasil. A primeira fase, que será disputada no primeiro semestre de 2016, terá a participação de quatro clubes baianos: Bahia, campeão Estadual, Vitória da Conquista, vice-campeão, Juazeirense, campeão da Taça Estado, e Vitória, segundo melhor classificado pelo índice técnico no ranking da Confederação Brasileira de Futebol.

Na semana passada a diretoria de Competições da CBF anunciou que o sorteio para a definição dos confrontos da Primeira Fase da Copa do Brasil de 2016 será no dia 11 de janeiro, às 14h30, no auditório da sede da entidade, no Rio de Janeiro. Será a 28ª edição do da competição com 70 times classificados por participações nos seus respectivos campeonatos estaduais; 10 pelo ranking da CBF, 5 qualificados para Copa Libertadores da América de 2015, o 5º melhor de 2015 na Série A, e aqueles qualificados para 2016 na Copa Libertadores, que entram na competição na segunda fase.

A Copa do Brasil do próximo ano terá 86 equipes, que brigarão por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2017. A relação dos clubes que terão presença garantida no torneio nacional será definida com base no desempenho nos regionais e na posição no Ranking Nacional de Clubes.

Dos 86 clubes participantes, seis entrarão na Copa do Brasil na fase de oitavas de final. São eles Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo, representantes do Brasil na próxima Taça Libertadores da América, e Internacional de Porto Alegre, quinto colocado no último Campeonato Brasileiro da Série A.