Globo Esportes

Índice

Apesar de os estaduais ainda estarem na sua fase inicial, apenas Botafogo e Corinthians seguem com 100% de aproveitamento entre os 20 clubes que disputam a Série A do Brasileirão. O Glorioso derrotou Bangu (2 a 0), Portuguesa (2 a 1), Macaé (1 a 0) e Resende (1 a 0), e o Timão superou XV de Piracicaba (1 a 0), Audax (1 a 0), Capivariano (2 a 1) e o arquirrival São Paulo (2 a 0) no clássico Majestoso. As demais 18 equipes têm pelo menos um empate ou derrota, sendo que até agora 11 times perderam a invencibilidade: América-MG, Coritiba, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Ponte Preta, Santa Cruz, São Paulo e Sport.

Se levarmos em consideração o rendimento de cada clube em função do número de jogos, o pior desempenho é da Ponte Preta, com apenas 16,6%. A Macaca, por sinal, é a única equipe da elite do futebol brasileiro que ainda não ganhou uma partida sequer no estadual: são duas derrotas, diante de Oeste e Santos, e empates com Linense e Botafogo-SP – o empate com o Botinha, domingo, custou o cargo do técnico Vinicius Eutrópio, demitido ainda no vestiário após o jogo. O Sport também perdeu duas vezes, mas como só atuou em três oportunidades, sua vitória diante do Central-PE eleva a sua performance para 33,3%.

Além do Paulista e do Carioca, os campeonatos Gaúcho e Paranaense também já tiveram quatro rodadas realizadas. No entanto, o Tricolor Paulista ainda tem um jogo a cumprir, pois estava disputando a Pré-Libertadores. No Mineiro e no Pernambucano, cada time entrou em campo três vezes. No Catarinense, os clubes fizeram cinco partidas – com exceção do Figueirense, em virtude da Copa Sul-Minas-Rio –, e o destaque vai para a Chapecoense, que soma quatro triunfos e apenas um empate. Aproveitamento de 86,6%. O estadual com a menor quantidade de rodadas é o Baiano. Foram apenas duas até agora. Mesmo assim, o Vitória já tem um empate por 1 a 1 com o xará Vitória da Conquista.

Embora não esteja na Primeira Divisão, o Vasco também tem 100% de aproveitamento no Carioca. São quatro vitórias, contra Madureira (4 a 1), America (3 a 1), Volta Redonda (2 a 0) e o arquirrival Flamengo (1 a 0) no Clássico dos Milhões.