Globo Esportes

a2944f98004_1

Representantes dos 20 clubes da Série A se reúnem na tarde desta sexta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, para o Conselho Técnico da competição, e dois itens na pauta da reunião já movimentam as discussões entre os dirigentes. A entidade máxima do futebol propõe uma antecipação do prazo final para inscrição de atletas e uma alternativa para evitar a troca de técnicos. No ano passado, apenas Tite, no Corinthians, iniciou e encerrou o campeonato na mesma equipe. No entanto, as duas medidas não são bem vistas pelos cartolas. As duas mudanças foram propostas no Conselho Técnico da Série B e não foram aprovadas.

A CBF proporá aos clubes que seus treinadores não possam comandar outro time depois que completarem sete partidas à frente de uma equipe. A medida já é utilizada para os jogadores. O artigo 9º do regulamento da Série A do ano passado prevê que “Um atleta poderá ser transferido de um clube para outro durante o Campeonato, desde que tenha atuado em um número máximo de seis partidas pelo clube de origem, sendo permitido que cada atleta mude de clube apenas uma vez”. O mesmo seria implantado para os técnicos. Mas os clubes não enxergam a medida com bons olhos.

– Acho difícil passar. É limitar o direito de ir e vir dos treinadores, precisamos entender isso. Mas irá a votação – comentou o vice-presidente do Grêmio, César Pacheco.

Outro item em pauta é a antecipação do prazo final para inscrição de jogadores nos campeonatos. No ano passado, o limite era o dia 15 de setembro, que caiu na 26ª rodada da Série A. A proposta da CBF é que o prazo final seja a 19ª rodada, ou seja, o fim do primeiro turno. Os clubes temem perder jogadores para a Europa no segundo turno sem a possibilidade de reposição.

– É outra medida difícil de ser aprovada. A janela europeia só fecha em agosto, podemos perder jogadores, e aí como fica? Não podemos inscrever mais? – questionou Pacheco.

Em 2016, cinco clubes da primeira divisão já trocaram de comando: Vinícius Eutrópio saiu da Ponte Preta e assumiu o Figueirense, a Macaca contratou Alexandre Gallo, o Atlético-PR trocou Cristóvão Borges por Paulo Autuori, Eduardo Baptista foi demitido do Fluminense para dar lugar a Levir Culpi e, por último, o Palmeiras demitiu Marcelo Oliveira e procura um novo treinador.