CBF

20160331164300_0

O Grupo de Trabalho do Calendário do Futebol Brasileiro, assunto que recebe mais sugestões no site do Comitê de Reformas (210), realizou sua segunda reunião nesta quinta-feira (31), na sede da CBF, no Rio de Janeiro. Na primeira reunião, no último dia 18, ficou decidido que cada tema considerado polêmico pelo grupo seria debatido na sequência do trabalho. Nesta quinta, a adequação ou não ao calendário europeu foi amplamente discutida.

Os trabalhos começaram com a participação de todos os integrantes do GT. Cada um teve a oportunidade de defender o seu ponto de vista sobre o tema em debate. Foram listados os prós e contras de cada situação. Questões como temperatura, janela de transferência, calendário de base, férias, parte financeira na alta temporada no Brasil foram levantadas pelos participantes.

– A reunião foi muito positiva. O nosso objetivo é democratizar a discussão para a gente poder chegar ao fim do período do Grupo de Trabalho com uma ideia geral, consensual do que seria um calendário ideal para o futebol brasileiro – explicou o diretor de Competições, Manoel Flores.

Os campeões mundiais Ricardo Rocha, Carlos Alberto Torres e Edmílson, coordenadores do GT, comandaram a reunião. Também participaram do debate Carlos Alberto Parreira, também integrante do Comitê; o presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta; o diretor de Competições da CBF, Manoel Flores; o supervisor de Competições, Pedro Paulo; o vice-presidente da Federação Paulista de Futebol, Fernando Solleiro, representando o presidente Reinaldo Bastos; o presidente da Comissão Nacional de Médicos do Futebol, Jorge Pagura; o ceo e o diretor de Marketing do Flamengo, Fred Luz e Bruno Spindel, o presidente do Boa Vista, João Paulo Magalhães, o estudioso de calendário Luiz Felipe Chateaubriand e o jornalista Telmo Zanini, como convidado.

O presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, e o diretor de Futebol do Cruzeiro, Thiago Scuro, acompanharam por videoconferência. O jornalista Paulo Vinícius Coelho (PVC) participou por telefone. A próxima reunião do GT é na terça-feira (5), e o tema da discussão será a priorização dos diversos campeonatos do futebol brasileiro – campeonatos nacionais, estaduais, regionais, sul-americanos e datas Fifa.