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Dois gigantes do futebol nordestino, Vitória e Bahia desde muito tempo não travam dérbis apenas dentro de campo, mas também fora dele. Com a obtenção de 1.545 novos associados em seu programa “Sou Mais Vitória” até aqui no ano, o clube rubro-negro se credenciou como um dos maiores crescimentos no quesito em todo o estado.

De acordo com informações do site historicofutebolmelhor.com.br,que contabiliza periodicamente os novos sócio-torcedores dos clubes aderentes ao Movimento por um Futebol Melhor, o “Leão”, de quebra, apresentou pouco mais do que o dobro de adesões em relação ao grande rival, que, em 2016, teve apenas 737.

O único nordestino a superar os rubro-negros na temporada é o Náutico, com 2.182 até aqui. Entretanto, vale ressaltar que o “Tricolo de Aço” possui ampla vantagem no geral, segundo ranking do próprio movimento: 24.842 sócios, na 12ª colocação, contra 10.852 do Vitória, na 17ª.

Gerente do departamento de marketing rubro-negro, o gaúcho Paulo Verardi explica que grande parte desse sucesso no ano se deve não só ao fato da equipe do Barradão ter confirmado seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro em 2015, mas também pela melhoria na comunicação entre time e torcida.

“Esse fato do Brasileirão que se aproxima, dentre outros nesse terreno, sem dúvida, motivam. Mas é mandatório o incentivo via comunicação, ações específicas e bons serviços. Tudo isso tendo como diretriz uma filosofia de clube e consciência do torcedor sobre a importância da associação”, contou, em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br.

Além da comunicação mais eficaz, o terceiro colocado da Série B de 2015 deu um “toque feminino” em sua torcida. Como março é internacionalmente conhecido como o mês da mulher, o Vitória realizou diversas promoções com esse público, visando atraí-lo ainda mais ao estádio.