Globo Esportes

maracana

Botafogo e Vasco começam a escrever neste domingo o último capítulo do Campeonato Carioca de 2016. Em posições opostas dentro de campo, o perfil das equipes também é bastante diferente. O duelo marca o encontro do time mais novo entre os grandes do Rio diante do que mais concentra jogadores experientes no elenco.

Se o grupo que vinha sendo escalado como titular no Alvinegro for levado em consideração, o Botafogo chega à média de idade de 25,9 anos. Como Renan Fonseca e Emerson Silva vão substituir Joel Carli e Emerson na final, esse número sobe para 26,3. Na provável formação deste domingo, são seis jogadores abaixo dos 26 anos. Há uma dúvida, porém, no meio de campo: se Airton for liberado pelo departamento médico e jogar no lugar de Leandrinho, a média de idade sobe para 27,1.

Além disso, com a defesa menos vazada da competição – foram apenas sete gols sofridos -, os meninos do General Severiano formam um grupo homogêneo, onde todo mundo se concentra no objetivo do momento. Todos marcam gols, por exemplo. Prova disso é que seis dos 11 possíveis titulares já balançaram as redes. Se todo o elenco for levado em consideração, esse número sobe para 13 jogadores. A equipe, inclusive, não tem um artilheiro absoluto. Ribamar, que brilhou na semi diante do Fluminense, divide o posto com Rodrigo Lindoso. Cada um soma três gols.
Entre os veteranos está o goleiro Jefferson. Principal referência da equipe, aos 33 anos, o capitão não foge do dever de passar sua experiência aos mais jovens nos bastidores do clube. No entanto, acredita que não há motivos para se preocupar em relação à idade do elenco. Ele tem certeza que o grupo já deu provas de que está no caminho certo para conquistar o título estadual.

– Acho que se fosse só na final (entrar com um time de garotos) poderia ser um problema. Mas nosso time já mostrou que está bem entrosado. Quando tem que atacar, todos dão o seu melhor e vão ao ataque. Quando tem que defender, também, todos se fecham na defesa. Provamos isso ao longo da competição. O importante é que chegamos até aqui – frisa.

outdoor_pq