Globo Esportes

img_3915

Final única e duração de um ano. Essas são as principais mudanças estudadas pela Conmebol para as próximas edições da Libertadores. Ao jornal “El Tiempo”, da Colômbia, o presidente da entidade, Alejandro Domínguez, anunciou que pretende implementar tais alterações na principal competição de clubes do continente No entanto, não deu detalhes de quando isso entraria em vigor. A realização de apenas um jogo na decisão é mais aceita. Alejandro está em Bogotá para apresentar o troféu especial da Copa América Centenário, que será disputada em junho, nos Estados Unidos.

– Gostaria da possibilidade de, em um tempo curto, ter uma só final e que se possa ir movendo entre os 10 países (filiados à Conmebol). Teremos maneiras de substituir o valor das bilheterias dos jogos de ida e volta, porque se trabalharia com uma eleição para que cada país lance uma cidade como candidata e trate de trabalhar para pagar aos clubes tais valores. Além disso, as premiações para os clubes serão aumentadas – declarou Alejandro, ao periódico colombiano.

Domínguez, de 44 anos, é paraguaio e está na presidência da Conmebol desde o fim de janeiro deste ano. Em seu discurso de posse, o dirigente reconheceu a grave crise da entidade e prometeu uma gestão com transparência e reformas. Alejandro também revelou que a Libertadores pode ser estendida para toda a temporada e ter mais equipes da Concacaf (Confederação das Américas Central e do Norte) – atualmente somente três mexicanos disputam a competição. No entanto, tal possibilidade é mais remota. Ao menos para os próximos anos.

– Há uma corrente para que (a Libertadores) dure um ano, e vamos debate-la. Não é uma ideia da Conmebol, e por isso é bom ter essa abertura. Me interessa essa opção. A Libertadores e a Copa Sul-Americana devem ser estudadas profundamente e também devemos analisar a possibilidade de associarmos com a Concacaf, mas é preciso olhar bem os deslocamentos – analisou.

Domínguez reforçou que a Conmebol contratou uma empresa para fazer uma auditoria de todos os contratos da entidade e promete maior arrecadação e transparência nos próximos anos, principalmente para a Libertadores. Neste ano, a entidade aumentou os valores das premiações para os clubes. Recentemente, clubes sul-americanos criaram uma Liga independente na tentativa de garantir acesso aos contratos comerciais da Confederação Sul-Americana. Ex-presidente do Olimpia, Alejandro Domínguez viu com bons olhos a união dos clubes.

– Venho de um clube e sei como é administrar, por isso entendo a postura deles. Há que se reconhecer que, historicamente, a Conmebol teve pouca aproximação e abertura com os clubes, e estamos no momento de nos aproximar e engrandecer o futebol. Comigo, os clubes têm portas abertas. São os verdadeiros protagonistas, junto com os jogadores – assegurou.

outdoor_pq