Futebol Interior

728x485

Com início previsto para o começo de agosto, a Copa Sul-Americana vai conhecendo os seus primeiros participantes. Entre os brasileiros, apenas quatro estão confirmados. São eles: Santa Cruz, campeão da Copa do Nordeste, Cuiabá, levou a Copa Verde na edição passada, Sport e Flamengo, ambos eliminados na Copa do Brasil antes das oitavas de final.

Restam ainda quatro vagas, reservadas para os melhores do Campeonato Brasileiro de 2015, que forem eliminados na Copa do Brasil. Santos, Cruzeiro, Atlético-PR e Ponte Preta seriam os respectivos donos desses lugares, mas todos estão na terceira fase da Copa do Brasil e, se classificarem, dão a chance para outros clubes participarem da Sul-Americana.

Fluminense e Chapecoense são os próximos da lista. O Tricolor tem uma vida teoricamente mais fácil na terceira fase da Copa do Brasil, pois enfrenta o vencedor de Ypiranga e Aparecidense. O Verdão, porém, pega o Atlético-PR, fazendo com que tenha boas chances de entrar no torneio continental com a eliminação frente ao Furacão. Coritiba e Figueirense são os próximos e precisam torcer contra os demais para entrarem na Sul-Americana.

Existe também uma lacuna na vaga do Santa Cruz. O Coral também pode avançar às oitavas de final da Copa do Brasil, o que poderia fazer com que perca a vaga na Sul-Americana. Aí, o clube pernambucano pode tenta recorrer e jogar ambas as competições ou focar apenas no torneio nacional, entregando seu lugar para o Campinense, vice-campeão da Copa do Nordeste.

Ano passado aconteceu algo semelhante. Classificado às oitavas de final da Copa do Brasil, o Ceará, campeão da Copa do Nordeste, tentou disputar ambas as competições, mas acabou desistindo e entregando para o Bahia a vaga.

Confira os times já classificados na Sul-Americana:

ARGENTINA – San Lorenzo, Independiente, Belgrano, Estudiantes, Banfield e Lanús

BOLÍVIA – Bolívar, Jorge Wilstermann, Blloming e Real Potosí

BRASIL – Sport, Flamengo, Santa Cruz e Cuiabá. Restam quatro vagas

CHILE – Universidad Católica, O’Higgins, Universidad de Concepción e Palestino

COLÔMBIA – Santa Fé, Junior, Atlético Nacional, Independiente Medellín e Deportes Tolima

EQUADOR – Emelec, Barcelona, Universidad Católica, Aucas

PARAGUAI – Cerro Porteño, Libertad, Sol de América, Sportivo Luqueño

PERU – Real Garcilaso, Sport Huancayo, Deportivo Municipal e Universitario

URUGUAI – Quatro vagas em aberto

VENEZUELA – Deportivo Lara, Zamora e Deportivo La Guaira. Resta uma vaga