Jornal Folha do Estado

48468-2

Depois de muita expectativa a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), divulgou na última terça-feira (31) oficialmente a tabela do Campeonato Brasileiro da Série D, com uma mudança no grupo A-9 do Fluminense: no lugar do Sousa, a CBF confirmou a presença do Campinense, tornando a chave do tricolor feirense mais complicada. Além do Touro e do Campinense, o grupo conta com o Sergipe e o Murici.

O Campinense é da cidade de Campina Grande, na Paraíba, atual vice-campeão da Copa do Nordeste e também vai disputar o título estadual contra o Botafogo. Nos últimos anos, o clube tem se consolidado como uma das forças do futebol paraibano e por conta disso se tornou um adversário complicado, notadamente quando joga em Campina Grande.

Vale lembrar que a CBF já havia publicado parcialmente a tabela dos jogos com os 66 times definidos, faltando apenas os dois indicados pela Paraíba, que ficariam nos grupos A7 e A9. Enquanto os representantes paraibanos não eram definidos, devido ao atraso do campeonato estadual, a tabela indicava as duas vagas com PB1, no Grupo A7, e PB2, no Grupo A9.

Em um primeiro entendimento, acreditava-se que o PB1 fosse a equipe de melhor campanha na competição estadual, no caso era o Campinense. Tanto que, foi divulgado que a Raposa iria disputar a Série D pelo Grupo A7 e o Sousa, terceiro colocado, pelo A9.

Entretanto, de acordo com informações da Federação Paraibana de Futebol (FPF), a CBF não havia definido que o time de melhor campanha seria o PB1 e que a marcação serviu apenas para orientar onde ficariam as vagas da Paraíba. Além disso, a FPF ainda falou dos critérios para a definição dos dois times em cada grupo. O primeiro foi baseado na campanha da Raposa, que por ter sido melhor do que a do Dinossauro, merecia encerrar a fase de grupos jogando em casa, no caso no Estádio Amigão, e isto só seria proporcionado caso o Rubro-Negro ficasse no grupo A9.

Outra questão apontada pela entidade máxima do futebol foi a geográfica. A CBF analisou a proximidade dos clubes que Campinense e Sousa enfrentariam para decidir os grupos e fez a alteração de forma que a logística de viagens para as duas equipes foi facilitada. Pela tabela da competição – oficializada – o Touro do Sertão enfrentará o Campinense no dia 26 de junho, no Estádio Joia da Princesa.

13010866_763527323749434_1887758628180687307_n