FBF

Tentando melhorar as condições de segurança, instalações, campo de jogo, iluminação e gramados, a Federação Bahiana de Futebol iniciou ainda no mês de julho de 2017 o cronograma de vistorias nos estádios que receberão jogos das competições profissionais do estado neste ano. A primeira etapa do trabalho, comandado pelo coordenador de vistorias da entidade, Coronel Jorge Inácio Diniz, foi concluída no mês de novembro.

Na RDI-06/17, publicada em 17 de julho de 2017, a FBF estabeleceu o dia 15 de dezembro daquele ano como prazo limite para conclusão dos serviços de melhorias solicitados pelo Coronel Diniz para os estádios da Série A. Ainda assim, nesta semana, quase um mês depois, o coordenador faz novas visitas às praças esportivas que tiveram necessidades de ajustes identificadas.

Como também estabelecido na RDI-06/17, os estádios não aprovados nestas visitas não serão utilizados no início do Baianão 2018. O clube local não poderá mandar jogos em seu próprio mando de campo e não poderá indicar praça esportiva alternativa, cabendo à FBF indicar um dos estádios em Salvador para que a partida ocorra.

A FBF alertou nas últimas semanas os clubes e responsáveis pelos estádios sobre a importância da preservação dos equipamentos para a competição. A entidade tomou conhecimento da utilização de algumas praças esportivas para realização de amistosos, o que pode prejudicar os gramados antes do estadual.

A FBF não tem poder para reformar estádios, proibir treinos ou jogos, por não ser administradora de nenhum deles. O cuidado com os equipamentos é de responsabilidade dos seus proprietários, sejam eles clubes ou poderes públicos municipais.

Em casos de estádios identificados como impróprios para sediar jogos do início da Série A, a entidade divulgará em breve uma nova tabela, com mandos de campo alterados.