Globo Esportes

Para a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), o Campeonato Brasileiro é o terceiro mais difícil do mundo. Apenas o Espanhol (primeiro) e o Inglês (segundo) superam a Série A em uma lista com 90 ligas de países espalhados pelos quatro cantos do mundo. O critério adotado para a seleção é o ranking da própria IFFHS com base nos desempenhos dos cinco melhores times de cada país em torneios nacionais e internacionais. Além disso, leva em conta o período entre primeiro de janeiro e 31 de dezembro de 2017.

Para que o Brasileirão tenha ficado à frente de ligas como a francesa e a italiana, por exemplo, os desempenhos de Grêmio, campeão da Libertadores, e Flamengo, vice da Sul-Americana, pesaram. A Colômbia, por exemplo, tinha ficado na segunda posição da lista em 2016, atrás apenas da Espanha, após o Atlético Nacional vencer a Libertadores e ir até a final da Sul-Americana.

A IFFHS criou o ranking em 1991 e, desde então, apenas torneios europeus terminaram o ano na primeira posição. A Espanha tem a liga que mais vezes ocupou o topo da lista: 12 vezes. Atrás aparecem Itália (10), Inglaterra (4) e Alemanha (1).