Globo Esportes

A vida é uma gangorra. Um dia se está lá em cima, e no outro, embaixo. Uma hora é de alegrias e esperanças; mas logo depois, podem vir preocupações, tristezas. No futebol, o esporte que imita a vida mais de perto, não é diferente. Num ano se é campeão, mas no outro, o jeito é se confirmar com o vice-campeonato. Nesta recém-encerrada temporada de 2017, isso ocorreu com o Flamengo, que depois do título carioca invicto no primeiro semestre, foi o segundo na Copa do Brasil e da Sul-Americana. Com isso, atualizado levantamento feito pelo blog “Gol de Canela FC”, soma 42 vices, na sexta posição do ranking brasileiro.

Ainda conforme essa pesquisa, os rubro-negros têm 31 vices no Estadual, quatro na Copa do Brasil, duas no Rio-São Paulo, duas na Supercopa Libertadores, uma na Taça Brasil, uma na Copa Mercosul e agora uma na Sul-Americana. Entre os clubes cariocas, é aquele com mais segundas colocações em competições principais de futebol. Não bastasse a sensação amarga de ver o sonho de erguer mais um troféu se desfazer entre os dedos, nada pior para uma torcida do que os gritos de “Vice, de novo!”.

É curioso, mas embora seja frequentemente alvo de brincadeiras, o Vasco está longe de ser recordista nacional de vices, com 39, na oitava posição geral. O clube de São Januário ficou na segunda colocação em 24 Estaduais, sete Rio-São Paulo, três Brasileiros da Série A, dois Mundiais de Clubes, uma Copa do Brasil, uma Taça Brasil e uma Copa Interamericana.

Uma tendência parece ser a de que quanto mais um clube é campeão mais ele corre o risco de acabar sendo vice. O recordista brasileiro, de acordo com o “Gol de Canela FC”, é o Atlético Mineiro, com 46, seguido de perto por Cruzeiro e São Paulo, com 44 cada. O Grêmio, que este ano festejou o tri da Libertadores da América, acabou batido pelo Real Madrid no Mundial de Clubes, nos Emirados Árabes. Com isso, passou a ter 37 vices, em nono lugar.

Abaixo um quadro com os dez maiores vice-campeões do futebol brasileiro, atualizando os dados do blog “Gol de Canela FC”:

1) Atlético-MG – 46
2) Cruzeiro – 44
2) São Paulo – 44
4) América-RN – 43
4) Paysandu – 43
6) Flamengo – 42
7) Remo – 40
8) Vasco – 39
9) Grêmio – 37
9) Palmeiras – 37