MSM

Zinedine Zidane vive o sonho de qualquer treinador. Eu seus três primeiros anos como comandante da equipe principal do Real Madrid, três Champions League. Não à toa, foi eleito melhor técnico da temporada.

Segundo o Observatório de Reputação de Treinadores (da empresa Comunicar é Ganhar), o francês lidera tanto entre os técnicos do Campeonato Espanhol quanto da análise global, com 79,3 de um máximo de 100.

O brasileiro melhor colocado não poderia ser outro, Tite. Comandante da seleção brasileira para Copa do Mundo da Rússia em 2018, “Seu Adenor” recebeu nota 53,7.

Entre os técnicos de seleções nacionais, o ex-técnico do Corinthians é o terceiro, atrás de Julen Lupetegui (68,3), da Espanha, e empatado com Joachim Löw (53,7), da Alemanha.

O levantamento leva em consideração 10 critérios: trajetória, redes sociais, site, relação com a imprensa, mensagem, comunicação não verbal, patrocinadores, responsabilidade social desportiva, branded content e liderança.

Completam o top-5 geral Pep Guardiola (78,9, Mancester City), Massimiliano Allegri (78,1, Juventus), Diego Simeone (75,6, Atlético de Madrid) e Unai Emery (69,5), que hoje está no Arsenal, mas que teve sua temporada pelo PSG levada em consideração.