Globo Esportes

Amistosos preparatórios para a Copa são comuns. Nos dias que antecedem a competição, várias seleções medem forças ao redor do mundo. Mas em 2018, o Brasil terá testes de mais peso. E bem diferentes de edições anteriores: pela primeira vez na história, por exemplo, a seleção brasileira vai enfrentar um rival que também está classificado para o Mundial nas vésperas do torneio.

O desafio contra a Croácia será neste domingo, às 11h (de Brasília), em Anfield Road, Liverpool.

Os croatas estão no grupo D da Copa ao lado de Argentina, Irlanda e Nigéria. Se classificaram para a Copa na repescagem das eliminatórias europeias e ocupam a 18º posição no ranking da Fifa, à frente de Costa Rica (25ª colocada) e Sérvia (35ª). Só ficam atrás da Suíça (6ª). O rival deste domingo ainda tem mais nomes de peso no futebol mundial do que todos os rivais da Seleção no Grupo E. Casos de Modric, Rakitic, Kovacic, Mandzukic e Perisic.

Antes do Mundial de 2014, o Brasil enfrentou a própria Sérvia e o Panamá. Ambas não disputaram aquela Copa. Quatro anos antes, os amistosos preparatórios foram contra rivais ainda mais fracos: Tanzânia e Zimbábue. Por vezes, clubes e seleções locais eram os adversários.

A Seleção já está em Liverpool, palco da partida contra a Croácia. Neste sábado, Tite e seus comandados fazem o treino de reconhecimento em Anfield Road. A bola rola no domingo, às 11h (de Brasília). O último amistoso amistoso antes da Copa será no dia 10 de junho, contra a Áustria, em Viena.