Globo Esportes

Brasileiro não desiste nunca! Essa frase não poderia ser mais verdadeira se pensarmos no Campeonato Brasileiro de 2018. Dos últimos cinco anos, a atual edição da competição nacional é a que tem o maior número de gols assinalados após os 45 minutos do segundo tempo – 21 ao todo – e ainda mais importante: 12 deles foram decisivos, ou seja, garantiram uma vitória ou um empate no apagar das luzes, alterando a pontuação da equipe na tabela de classificação. Esse número foi alcançado com Bruno Henrique, que aos 48 minutos e 52 segundos da etapa final fez de cabeça para colocar 3 a 2 no placar a favor do Palmeiras diante do Atlético-MG, na Arena Palmeiras, no último domingo.

Dos 12 jogos decididos nos descontos da etapa final, fato que não ocorria desde o Brasileirão 2013, foram oito vitórias para o time que marcou e quatro empates. Bahia, Botafogo e Internacional são os times que mais mudaram resultados na reta final dos jogos: duas vezes cada, sendo que o Colorado assegurou os três pontos em ambas as oportunidades, enquanto o Alvinegro carioca e o Tricolor baiano conseguiram uma vitória e um empate nesses momentos. Do outro lado, o Atlético-MG é o único que foi derrotado nos acréscimos duas vezes: aconteceu na 1ª rodada contra o Vasco, que venceu por 2 a 1 com gol de pênalti de Yago Pikachu, e agora na 14ª rodada diante do Palmeiras, gol de Bruno Henrique.

Em relação aos 326 gols marcados no Brasileirão 2018 até o momento, 21 deles, ou apenas 6%, saíram neste momento final da partida.

Confira os jogos da 15ª rodada
Amanhã
19:30
Fluminense-RJ x Palmeiras-SP
21:00
Atlético-MG x Paraná-PR
21:45
Santos-SP x Flamengo-RJ
Corinthians-SP x Cruzeiro-MG
Quinta
19:30
Vitória-BA x Sport-PE
Botafogo-RJ x Chapecoense-SC
Grêmio-RS x São Paulo-SP
20:00
América-MG x Internacional-RS
29/08
Atlético-PR x Vasco da Gama-RJ
Ceará-CE x Bahia-BA