MSN

Sem citar River Plate ou Grêmio como finalistas de seu mais importante torneio, a Conmebol divulgou nesta quinta-feira que as duas partidas decisivas da Copa Libertadores serão realizadas em dois sábados de novembro.

A primeira foi marcada para o próximo dia 10 no estádio da Bombonera, em Buenos Aires, a tão famosa e temida casa do Boca Juniors. A segunda será no dia 24, mas a entidade não confirmou em qual local e contra qual rival. Ambos jogos serão às 16h.

O motivo é que o Grêmio contesta a classificação do River Plate, que venceu o confronto entre eles por 2 a 1, de virada, na última terça-feira, em Porto Alegre, obtendo em campo a vaga na grande decisão.

Os gremistas alegam que o técnico Marcelo Gallardo, que estava suspenso, descumpriu o regulamento ao ir ao vestiário para se comunicar com seus jogadores. Imagens da Arena do Grêmio mostram que isso aconteceu com o apoio do próprio River.

Baseado no regulamento da entidade e no regulamento da competição, o clube brasileiro entrou com uma ação na Conmebol para pedir os pontos das partida, o que o colocaria na decisão contra o Boca Juniors. Entenda o caso clicando aqui.

O julgamento para definir quem será o adversário do Boca ocorrerá no próximo sábado à tarde na sede da Conmebol.

De qualquer forma, a decisão da Copa Libertadores aos sábados é algo bastante incomum na história do torneio, embora não seja inédito. Em 1987, o confronto que definiu o ganhador do torneio, entre Peñarol, do Uruguai, e América de Cali, da Colômbia, foi em um sábado 31 de outubro. No estádio Nacional de Santiago, no Chile, os uruguaios venceram por 1 a 0 (gol de Aguirre) e foram campeões.