Globo Esportes

Um retrospecto que causa calafrios até em recordação positiva. O título boliviano botou o San José no caminho do Flamengo na Taça Libertadores da América de 2019 e garantiu duas partidas na altitude pelo Grupo D. Oruro e Quito são os desafios, que entram para uma lista ingrata para o Rubro-Negro.

Ao longo dos quase 40 anos de participação na principal competição de clubes do continente, o Flamengo entrou em campo nove vezes em cidades com mais de 2.000 metros acima do nível do mar. Foram quatro derrotas, dois empates e apenas três vitórias.

Mais de metade deste histórico foi escrito na última década, com direito a 100% de aproveitamento na única edição em que o Flamengo jogou duas vezes nas alturas: 3 a 0 sobre o Cienciano, nos 3.399m de Cusco, no Peru; e 4 a 2 no América, nos 2.250m da Cidade do México.

Tal desempenho, porém, foi ofuscado pela catastrófica eliminação para os próprios mexicanos em noite de Salvador Cabañas, com derrota por 3 a 0 no Maracanã. A outra vitória na altitude foi em ano de título: 2 a 1 sobre o Jorge Wilstermann, pela semifinal de 1981, nos 2.570m de Cochabamba.