Globo Esportes

O Campeonato Baiano foi oficialmente lançado na noite desta quarta-feira, em coquetel realizado na sede da Rede Bahia, no bairro da Federação, em Salvador. O evento contou com o anúncio da aposentadoria de Jailson Macêdo Freitas como árbitro de campo. A partir da próxima semana, ele trabalhará como comentarista de arbitragem da TV Bahia, onde esclarecerá dúvidas de lances polêmicos durante as transmissões das partidas do estadual e também participará dos programas jornalísticos da emissora.

O Campeonato Baiano de 2019 será o primeiro de Ricardo de Lima, presidente eleito da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Ele assume a entidade na próxima quarta-feira, dias antes da primeira partida do estadual.

O novo presidente da FBF não demonstrou incômodo com a decisão de Bahia e Vitória de escalar jogadores do grupo sub-23 no estadual.

– Encaro tranquilamente. Acho que a única matéria que a Federação não deve interferir é na escalação dos clubes. É processo de escolha técnica. O jogo está marcado. Se vai com time A ou B, para a gente, é indiferente. Tenho tranquilidade e naturalidade para tratar desse assunto.

Os jogos do Campeonato Baiano serão transmitidos pela TV Bahia. O jogo de estreia da competição, entre Bahia de Feira e Jacuipense, está marcado para o dia 19 deste mês. No dia 20, o Bahia encara o Fluminense de Feira, no Joia da Princesa. O Vitória inicia a competição no dia 24, diante do Vitória da Conquista, no Barradão.