Globo Esportes

A bola vai rolar para a Copa do Brasil 2019! Em sua 31ª edição, a competição mais democrática do futebol brasileiro – olha o clichê aí – tem início nesta terça-feira, com o duelo entre River-PI e Fluminense, no Albertão, em Teresina. Ao todo, 91 clubes participam do torneio, sendo que 80 jogam a primeira fase.

Os times que disputam a Libertadores (Cruzeiro, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG e Athletico Paranaense) possuem o privilégio de iniciar a disputa somente nas oitavas de final. Os campeões da Copa do Nordeste (Sampaio Corrêa), da Copa Verde (Paysandu) e da Série B (Fortaleza) no ano passado também evitam as quatro primeiras fases.

Dos 15 campeões da história do torneio, apenas dois não estarão presentes nesta temporada: Santo André e Paulista. Dos 13 restantes, sete disputam desde o começo em 2019. O Cruzeiro, hexacampeão e primeiro a ser bi consecutivo, vai em busca de aumentar sua vantagem no topo do ranking.

Assistir ao jogo entre Rio Branco-AC e Bahia, pela primeira fase, será tarefa para os que estão acostumados a dormir tarde em boa parte do país. Isso porque na capital acreana, além do fuso diferente, o horário de verão não é adotado. Portanto, como o jogo está marcado para as 21h30 locais, a bola rola a partir de 0h30 no horário de Brasília. Muita gente vai ter futebol para ver até depois das 2h da madrugada de quarta (dia 13) para quinta (14).