Terra

Segundo reportagem publicada no jornal norte-americano The New York Times nesta quarta-feira, a FIFA está estudando incluir mais duas sedes para a Copa do Mundo de 2022 do Catar: Kuait e Omã. A mudança pode acontecer caso o Mundial passe a ser disputado por 48 seleções.

De acordo com a publicação, a ideia é defendida pelo presidente da instituição, Gianni Infantino, que vislumbra o aumento de equipes participantes. Apesar da mudança, a maioria das partidas ainda aconteceria no Catar.

Uma decisão final sobre o tema era esperada na reunião do conselho governamental da FIFA, que ocorrerá na próxima semana em Miami (EUA), mas o presidente decidiu adiar a escolha para o congresso anual da Federação, em junho, quando o italiano definirá sua reeleição, em pleito de candidato único.

Para se tornar realidade, a mudança deverá ser aprovada pelo Catar e pelas outras 210 federações que compõe a FIFA. O país do Oriente Médio foi escolhido em 2010 para sediar evento para 32 seleções em 2022. Apesar da possibilidade de mudança, Infantino não cogita a possibilidade de levar o Mundial para países que impõe um bloqueio comercial ao país sede, como os Emirados Árabes Unidos.