Globo Esportes

Na noite desta segunda-feira os 16 times que se classificaram na fase de grupos da Copa Libertadores conhecerão seus rivais nas oitavas de final do torneio. O sorteio, na sede da Conmebol, no Paraguai, também vai determinar a chave até a final, em Santiago, no dia 23 de novembro. No mesmo evento, que começa às 21h30 (de Brasília) também serão conhecidos os confrontos da segunda fase da Copa Sul-Americana.

As 16 equipes serão divididas em dois grupos: de um lado, as que terminaram em primeiro lugar na fase de grupos; do outro, as que se classificaram em segundo. Os times do pote 1 fazem o jogo de ida como visitante e o jogo de volta como mandante.

Pote 1: Palmeiras, Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Cerro Porteño, Libertad, Boca Juniors e Olimpio – Pote 2: Nacional, River Plate, LDU, Grêmio, San Lorenzo, Athletico-PR, Godoy Cruz e Emelec

Não há nenhuma regra que impeça o confronto entre equipes do mesmo país e nem entre rivais que já se enfrentaram na fase de grupos. Importante: na Libertadores, gol fora de casa vale como critério de desempate.

A grande expectativa em torno do sorteio está na possibilidade de superclássicos já nas oitavas de final. Grêmio e Internacional estão em potes diferentes, assim como Boca Juniors e River Plate, que fizeram a última final, disputada em Madri.