Globo Esportes

Na noite desta segunda-feira, um sorteio vai definir os confrontos da segunda fase da Copa Sul-Americana e determinar também o caminho até a final, em jogo único no dia 9 de novembro, em Assunção, no Paraguai.

Quatro brasileiros estão vivos na competição: Atlético-MG, Botafogo, Fluminense e Corinthians. Galo e Glorioso estão no pote 1. Flu e Timão aparecem no pote 2. Não há restrições para definição dos confrontos, portanto equipes do mesmo país podem se enfrentar.

O Galo aparece após terminar na terceira posição do Grupo E da Libertadores. O Botafogo passou pelo Defensa y Justicia na primeira fase. O Fluminense superou o Antofagasta, e o Corinthians passou pelo Racing. Outros três foram eliminados na primeira fase: Bahia, Santos e Chapecoense.

Os 32 times serão divididos em dois grupos. De um lado estão os seis times com melhor desempenho na primeira fase e mais dez equipes que foram eliminadas da Libertadores – os oito terceiros da fase de grupos e mais dois que caíram no mata-mata prévio. Do outro, 16 times que avançaram na primeira fase da Sul-Americana.

Os times do Pote 1 fazem o primeiro jogo como visitante e decidem a eliminatória em casa. Equipes do mesmo país podem se enfrentar. É importante lembrar que, na Copa Sul-Americana, gols marcados fora de casa são, sim, critério de desempate. Os mandos de campo e o cruzamento das demais fases também serão definidos no sorteio desta segunda.

POTE 1: Palestino, Deportivo Lara, Sporting Cristal, Peñarol, Atlético-MG, Melgar, Tolima, Universidad Católica, Atlético Nacional, Caracas, Colón, Independiente, Macará, Botafogo, Santaní e Cerro.

POTE 2: Fluminense, Corinthians, Liverpool, River Plate (URU), Wanderers, Deportivo Cali, La Equidad, Rionegro, Unión La Calera, Unión Española, Independiente Del Valle, Universidad Católica, Zulia, Royal Pari, Sol de América e Argentinos Juniors

O único time na disputa que ergueu a taça da Sul-Americana é o Independiente, campeão em 2010, em cima do Goiás, e em 2017, diante do Flamengo.

Tal qual ocorre com a Libertadores, a Copa Sul-Americana terá final em jogo único. A decisão será no dia 9 de novembro, um sábado, em Assunção, no Paraguai. A partida estava inicialmente prevista para Lima, mas mudou de sede por “problemas de organização”.