Globo Esportes

A menos de um mês para a primeira partida da Copa do Mundo de futebol feminino, servidores do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) se juntaram para pedir ao órgão flexibilização do expediente durante os dias de jogos da seleção brasileira no Mundial. O evento ocorre de 7 de junho a 7 de julho.

O documento foi entregue pela associação de servidores do órgão à Secretaria-Geral. No ofício, os funcionários citam que, pela primeira vez, “o evento será transmitido em um canal aberto de televisão no Brasil”.

Além disso, a categoria pede que o órgão considere as medidas que “fomentam a igualdade de gênero” na instituição e usam como exemplo a decisão que mudou os horários de trabalho durante a competição masculina no ano passado.

Em 2018, órgãos federais e os vinculados ao governo do DF mudaram os horários de expediente para que os servidores pudessem acompanhar e torcer pela seleção brasileira masculina de futebol.

Na época, a maioria das pastas liberou os funcionários no turno em que ocorreram os jogos. No caso do Conselho Nacional do Ministério Público, o órgão chegou a publicar uma portaria que, inclusive, prorrogava prazos processuais para o primeiro dia útil seguinte à data dos jogos.

A seleção está no Grupo C da Copa do Mundo ao lado de Austrália, Jamaica e Itália. O primeiro jogo acontece em 9 de junho, contra as jamaicanas.