Globo Esportes

Apresentada nesta terça-feira como nova técnica da seleção brasileira feminina, a sueca Pia Sundhage vai estrear à frente da equipe no fim de agosto, diante da torcida, no Pacaembu. O estádio paulista vai ser a sede de um torneio amistoso entre Brasil, Argentina, Chile e Costa Rica, entre 26 de agosto e 3 de setembro.

A primeira convocação da nova treinadora ainda não está marcada, mas deve ocorrer até o dia 11 de agosto, duas semanas antes do torneio. Pia ficará no Rio até quinta, e então retornará à Suécia para preparar a mudança definitiva para o Brasil, que deve acontecer até o fim da próxima semana. Em sua apresentação, a treinadora ressaltou que pretende agendar encontros com seleções protagonistas.

“Vamos falar do cronograma mais tarde. Sei que precisamos de boas partidas contra grandes adversárias. Não consigo infelizmente dizer quando. É um privilégio jogar com pressão”, disse a técnica.
Soberano na América do Sul – sete títulos e um vice em oito edições da Copa América Feminina -, o Brasil esteve muito perto em três oportunidades de alcançar uma glória maior. Neste século, a geração de Marta, Formiga e Cristiane levou a seleção feminina à prata olímpica em Atenas-2004 e Pequim-2008, e ao vice-campeonato mundial, na Copa da China-2007.

Na sequência da maior geração do futebol feminino do país, a Seleção ganha um nome de peso internacional para liderar a renovação, no momento de maior visibilidade e apoio público da modalidade. O primeiro desafio será ano que vem, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Marta, de 33 anos, e Formiga, que aos 41 disputou na França sua sétima Copa do Mundo, já demonstraram o desejo de buscar o sonhado ouro no Japão.