Diário Esportivo

Uma denúncia feita nesta segunda-feira (12) pode abalar o andamento das semifinais da LCDT 2019. Segundo dirigentes do Biriguidy, a equipe da Ponte Preta – adversária do clube no último domingo (11) – atuou com dois jogadores irregulares no final de semana.

De acordo com o regulamento da LCDT, atletas que se transferirem para as seleções que disputarem o Intermunicipal, não poderiam retornar ao campeonato da Liga Conquistense neste ano e é justamente aí que está a denúncia do Biriguidy.

A acusação relata que dois atletas da Ponte foram inscritos pela Seleção de Itambé antes do início do Intermunicipal – que começou no último dia 04 – porém, foram excluídos da lista na última sexta-feira (09) e retornaram ao certame conquistense para a disputa das semifinais no domingo (12). Tais informações foram conseguidas em contato com a Federação Bahiana de Futebol (FBF).

A FBF ainda orientou aos dirigentes do Biriguidy que apenas através de um contato por email da liga local – neste caso, a LCDT – é que os documentos que comprovam a inscrição dos atletas no Intermunicipal poderiam ser repassados.

Um suposto áudio que tem circulado pelas redes sociais traz uma conversa entre Ramon, dirigente do Biriguidy, e Leonésio Alves, presidente da liga. No registro, o assunto tratado é a possível irregularidade da Ponte Preta, mas Leonésio argumenta que todo o processo foi de maneira legal e afirmou não pretender entrar em contato com a FBF para obter os documentos pedidos pela acusação.

Confira abaixo o que diz o regulamento do Campeonato Municipal 2019:

Parágrafo 4
“Os atletas inscritos na LCDT que solicitarem sua transferência para outra liga em decorrência da disputa do Intermunicipal 2019, ficarão impedidos de retornarem para a disputa das competições da LCDT, no ano de 2019, a partir do momento do inicio da referida competição.“

Parágrafo 7
“Os atletas estão livres para atuarem em outras equipes de outras cidades sem prejuízo de ficarem excluídos dos eventos da LCDT, sendo impedidos apenas aqueles inscritos no Campeonato Intermunicipal 2019, a partir do momento do inicio da referida competição da federação.“