FBF

Nesta quarta-feira (11) é comemorado no Brasil o Dia do Árbitro Esportivo. A data foi regulamentada pela Lei Nº 14.485, de 19 de junho de 2007.

Profissional de grande importância para o esporte, o árbitro merece respeito. Exercer a profissão não é nada fácil, principalmente no futebol.

Durante uma partida, os árbitros são submetidos a intervir sempre que uma regra é violada ou algo incomum ocorra. Por isso, precisam estar preparados, física e tecnicamente, para desempenhar a função com qualidade necessária.

Além disso, eles enfrentam a ira de torcedores nos estádios. Mesmo quando em decisões acertadas, os profissionais do apito não são compreendidos quando desagradam um time e sua torcida.

Cai sobre eles uma chuva de xingamentos, seja pela marcação de faltas e impedimentos, ou uma advertência com cartões. As críticas, muitas vezes sem fundamentos, acabam se tornando ofensas.

Ciente da importância do árbitro para o futebol, a Federação Bahiana de Futebol e a Comissão Estadual de Árbitros de Futebol da Bahia (Ceaf-BA) homenageiam todos os profissionais do seu quadro neste 11 de setembro. O presidente da entidade, Ricardo Lima, e o vice-presidente, Manfredo Lessa reforçam o compromisso com a arbitragem da Bahia, sua reciclagem e qualificação, através de cursos e treinamentos por todo o estado.