Globo Esportes

Pense consigo mesmo em três dos maiores clássicos mundiais no futebol. Entre seleções tradicionais. Brasil x Itália tem grandes chances de estar na lista da maioria. O confronto decidiu as Copas de 1970 e 1994. Mas o encontro que ocorrerá na noite desta segunda, no Estádio Olímpico, em Goiânia, pelas quartas de final do Mundial Sub-17 não pode ser considerado um duelo tradicional. Ao menos não em torneios de base.

Brasil e Itália se enfrentam às 20h (de Brasília) desta segunda-feira, no Estádio Olímpico, em Goiânia, pelas quartas de final do Mundial Sub-17.

Enquanto o Brasil chegou oito vezes à semifinal e busca o quarto título da competição, a Itália tenta, ao menos, igualar sua melhor campanha: o quarto lugar de 1987. Os italianos estão em sua oitava participação no Mundial Sub-17. Caíram na fase de grupos quatro vezes. Não jogavam o torneio desde 2013. Mas esperam construir tal tradição.

– Nos últimos anos, tivemos resultados bons com nosso time. Isso nos ajuda para o futuro. Acho que estamos em trajetória interessante atualmente – garante o técnico da Itália, Carmine Nunziata.

Ele tem razão. A atual geração da Itália sub-17 foi vice-campeã europeia na categoria em 2018 e 2019 – a Uefa organiza o torneio anualmente. Perdeu as duas edições para a Holanda, que se garantiu na semifinal do Mundial. No entanto, sequer tem um título continental na categoria.