Futebol Interior

A temporada brasileira está apenas no começo, mas torcedores de 14 clubes já choram pelo país. Entre os 27 Campeonatos Estaduais, oito registram rebaixamentos na temporada 2020. Neste fim de semana, o Tocantinense encerrou a primeira fase com as quedas de Sparta e Atlético Cerrado.

Detalhe: o Sparta foi vice-campeão em 2017, mas desta vez não repetiu o mesmo desempenho e caiu com apenas quatro pontos em sete rodadas, mesma campanha do Atlético Cerrado, outro clube degolado em Tocantins. Ainda pelo Norte, o São Francisco não pontuou e, após quatro duelos, desceu de divisão no Acre.

No Campeonato Acreano, apenas um clube foi degolado em campo, uma vez que o Independência desistiu do torneio antes mesmo da bola rolar e foi declarado rebaixado. No Centro-Oeste há um caso que chama a atenção. O CENA voltou à Série B. O clube de Nova Andradina subiu mesmo sem ter conseguido vencer.

Eram apenas duas vagas abertas para o acesso, mas o Sete de Setembro desistiu da elite e a vaga caiu no colo do CENA. A Série B do Sul-mato-grossense teve três clubes e todos subiram. Agora, dois já caíram. O Pontaporense também amargou o descenso um ano após o acesso. Ainda na região, o Araguaia disse “adeus” ao Mato-grossense.

O Sudeste, até aqui, tem apenas dois clubes rebaixados. O Linhares, porém, chama a atenção. O lanterna do Capixabão perdeu todos os oito jogos e, no último fim de semana, foi esculachado pelo líder Vitória por inacreditáveis 12 a 0. O outro descenso foi nesta segunda-feira. O Atlético caiu após a vitória do Estrela do Norte sobre o São Mateus. O time de Itapemirim, com quatro pontos, já não alcança o Serra, dono de oito. Os rebaixamentos, no entanto, começaram no Nordeste.

O Horizonte foi o primeiro clube a chorar. No Campeonato Cearense, o Floresta também desceu. O Cordino, enquanto isso, deixou a elite do Maranhense. No Sergipano, por sua vez, as quedas foram de Lagarto e América. Esse último havia subido no ano passado. Os rebaixamentos, porém, não param aqui. Nos próximos dias, novos rebaixados.

CONFIRA OS REBAIXADOS: Independência-AC, São Francisco-AC, Linhares-ES, Atlético-ES, Floresta-CE, Horizonte-CE, Cordino-MS, Araguaia-MT, Lagarto-SE, América-SE, Pontaporense-MS, CENA-MS, Sparta-TO e Atlético Cerrado-TO.