Globo Esportes

Nesta quinta-feira, representantes dos clubes das séries A, B, C e D do Brasil se reuniram por vídeoconferência com a CBF para falar sobre a situação do futebol brasileiro. Uma nova conversa já foi marcada para a próxima terça-feira, já que a entidade e os times vão acompanhar a evolução dos casos de coronavírus no Brasil.

Participaram do encontro, pela CBF, o secretário-geral, Walter Feldman, o diretor de competições, Manoel Flores, e uma representante do departamento jurídico da entidade.

Entre os clubes ficou definido que serão dadas férias aos jogadores entre 1o e 20 de abril. A reapresentação seria no dia 21. Mas, claro, que tudo vai depender do cenário no Brasil e especialmente dos órgãos de saúde. Ninguém quis assumir de maneira oficial uma data, até por que o cenário é de incerteza. Até por isso, no dia 15 de abril a entidade vai reavaliar com os clubes.

A ideia é que assim que os jogadores voltarem aos treinos será dado prazo de 10 dias para recondicionamento físico e trabalhos táticos antes do reinício dos estaduais. Como em um primeiro momento, a CBF descarta qualquer possibilidade de dar os estaduais como encerrados, o Brasileirão só será reiniciado depois e irá até o final de dezembro.

Existe uma unanimidade entre clubes e CBF. A fórmula de disputa do Brasileirão deve ser mantida.

Sobre a redução salarial de 25% aos jogadores, a CBF e os clubes não chegaram a um acordo e cada time terá autonomia para definir essa questão internamente. Vale lembrar que a Federação Nacional dos Atletas Profissionais do Futebol já disse que é contra cortes nos salários.

No aspecto financeiro, a CBF negou que nesse momento conseguirá dar um apoio aos clubes.