Globo Esportes

A nova data para a realização das Olimpíadas de Tóquio pode ser anunciada nesta semana, de acordo com o presidente do Comitê Organizador japonês, Yoshiro Mori. O dirigente destacou que aguarda um telefonema do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, para conversarem sobre o assunto.

Na tarde desta segunda-feira em Tóquio (madrugada no Brasil), membros do Comitê Executivo do COI e do Comitê Organizador de Tóquio 2020 realizaram o primeiro encontro desde que as Olimpíadas foram adiadas. Entre os assuntos previstos para serem debatidos estavam a nova data para a realização das competições, custos da transferência das disputas para 2021, ingressos e o novo cronograma do evento.

– Precisamos decidir rapidamente a nova data. Imagino que Bach vá me ligar esta semana para conversarmos sobre isso – disse o presidente do Comitê Tóquio 2020, Yoshiro Mori, no discurso de abertura do encontro.

Bach não participou da reunião e até por sua ausência, o presidente do Comitê Organizador disse que não pôde haver uma definição sobre a nova data. A expectativa do COI é a de que as Olimpíadas ocorram em julho. De acordo com a imprensa japonesa, que citou fontes do Comitê Organizador Tóquio 2020, a nova data para os Jogos ocorrerem vai ser o dia 23 de julho de 2021.

– Acho que os membros também têm sua opinião. Temos tempo de sobra para trocarmos opiniões e, depois, espero que todos se unam e sigam em frente pelo sucesso das Olimpíadas – afirmou o presidente do Comitê Organizador Tóquio 2020.

Ao término da reunião, o CEO do Comitê Organizador Tóquio 2020, Thoshiro Muto, enfatizou que ainda não há uma data para a realização dos Jogos, mas que isso será resolvido o mais breve possível. Por isso, a expectativa de que ocorra nesta semana.