MSN

A pandemia do novo coronavírus está provocando a maior paralisação conjunta do futebol desde a Segunda Guerra Mundial. Mas o que aconteceu com o esporte durante o conflito entre as nações de 1939 a 1945?

A Goal preparou um vídeo para mostrar como aquele que é considerado o período mais sangrento da história afetou a disputa dos torneios – especialmente, óbvio, os países envolvidos no conflito.

A Alemanha, por exemplo, manteve uma liga funcionando entre 1939 e 1944, quando houve a invasão de aliados. O torneio, no entanto, era regionalizado e o futebol só voltaria à normalidade em 1947.

Na Inglaterra, o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra foram suspensos por seis temporadas. Houve apenas a Wartime League, que reuniu alguns times em meio ao conflito.

Na França tudo também parou, e a bola só rolou para disputas regionais. De curiosidade, um jogo entre a França livre e a França ocupada em 1942 reuniu 35 mil pessoas no Parc de Princes.

A exemplo da Alemanha, a Itália também manteve sua liga, mas parou em 1943 quando começou a perder territórios. Já uma história épica – e trágica – envolve o Start, time formado por ucranianos que venceu uma equipe de soldados nazistas mesmo sabendo que isso poderia custar suas vidas.