Globo Esportes

A vitória do Vasco sobre o Palmeiras por 4 a 3, que valeu o título da Mercosul de 2000, foi eleita o maior jogo da história entre os grandes clubes brasileiros, em enquete realizada pelo GloboEsporte.com. A votação contou com 12 partidas que haviam sido eleitas anteriormente como maiores jogos de cada um dos principais clubes do país.

A virada do Cruz-Maltino sobre o Alviverde recebeu 35,82% dos 67.868 votos. Em segundo lugar ficou Fluminense 3 x 0 Peñarol, pela Copa Rio de 1952, com 24,14%. Flamengo 2 x 1 River Plate, pela Libertadores 2019, fechou o pódio, com 12,78%.

Para chegar ao jogo vencedor, o GloboEsporte.com primeiro fez uma série de enquetes perguntando para os torcedores de Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vascos qual eram os maiores jogos da história de seus respectivos clube. Em seguida, as partidas vencedoras concorreram entre si em uma nova enquete.

1º lugar – Palmeiras 3 x 4 Vasco – Final da Mercosul de 2000 (35,82% dos votos)
Valia título continental. Na decisão da Mercosul de 2000, o Vasco de Romário, Euller, Juninho Paulista e Juninho Pernambucano saiu atrás no primeiro tempo e foi para o intervalo perdendo por 3 a 0. O título do Palmeiras parecia questão de tempo. Na segunda etapa, porém, Romário (três vezes) e Juninho Paulista marcaram os gols da épica virada vascaína em pleno estádio Palestra Itália.