Fox

O Campeonato Sul-Coreano teve a sua primeira rodada encerrada neste domingo (10) com duas partidas, e em uma delas os jogadores não seguraram a emoção na hora dos gols e acabaram ‘atropelando’ o protocolo da liga para que o futebol voltasse em meio à pandemia do novo coronavírus.

Jogando em casa, o Pohang Steelers – responsável por tirar de forma incrível o título da última temporada do Ulsan e ajudar o Jeonbuk Motors a ser campeão – venceu o Busan I’Park dos brasileiros Rômulo e Gustavo Vintecinco, titulares, por 2 a 0.

E na hora da comemoração, os atletas acabaram não seguindo algumas das recomendações da K-League, como é chamada a competição oficialmente.

Aos 24 minutos do primeiro tempo, Stanislav Iljutchenko completou de cabeça cruzamento da direita de Kim Yong-Hwan, saiu para celebrar e foi abraçado por ao menos três companheiros (os camisas 26, 13 e 77).

O primeiro, Aleksandar Palocevic, chega a subir nas costas do colega alemão e o abraça pelo pescoço (assista no vídeo abaixo a partir de 2m31s).

Pelo protocolo da liga, cumprimentos estão vetados, mesmo na hora dos gols.

Aos 26 do segundo tempo, Palocevic fez o segundo gol do Pohang Steelers cobrando pênalti. E embora desta vez os abraços não tenham se repetido, o sérvio não pensou duas vezes: pôs a bola por baixo da camisa (até aí, ok) e depois levou o dedo polegar da mão direita à boca (assista no vídeo abaixo a partir de 7m40s).

Um gesto típico no futebol de quando se faz uma homenagem a algum bebê que se está por vir, do próprio jogador ou de alguém da família.

Mas o dedo suado e sujo na boca pode ser uma via de entrada para o coronavírus, daí a infelicidade do atleta.

Dificilmente a K-League vai adotar qualquer medida de punicação, seria estranho até, e deve no máximo reforçar os cuidados. Mas fica claro que a volta do futebol lida com emoções que são praticamente impossíveis de serem controladas em alguns momentos.