Futebol Interior

Os efeitos da pandemia de coronavírus afetam todos os setores da sociedade e com o futebol não é diferente. O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, comentou a situação pela qual passa o futebol do estado de São Paulo.

Para o dirigente, tanto os times grandes quanto os pequenos terão de se adaptar à nova realidade e todos serão afetados. “Os grandes clubes podem até ter receita maior, contratos mais generosos, mas suas despesas e compromissos também são muito maiores. Se analisarmos a situação dos clubes que fazem parte do calendário nacional de competições, esses times têm contratos com atletas de mais de um ano de duração. Os menos, como por exemplo 90% da Segunda Divisão de São Paulo, não tinha sequer registrado atletas. Então enquanto essas equipes ficarem sem atividades, seu custo fixo é muito pequeno. É difícil. É um drama. Mas eles não têm folha de pagamento alta”, explicou em entrevista à Revista Veja.

Reinaldo Carneiro Bastos ainda falou sobre a possibilidade de retorno das competições paulistas o mais rápido possível.
“Nós temos apenas seis rodadas por fazer. Dos 16 clubes que disputam o campeonato, em apenas duas rodadas ficam apenas os oito classificados para a próxima fase. Após a terceira data de jogos, sobram apena quatro times. Ou seja, isso simplifica a organização. Mas em todas partidas respeitaremos os mesmos protocolos de saúde. Quando possível, poderemos retomar o campeonato com segurança para todos os envolvidos”, disse.

O dirigente acredita ainda em uma mudança em toda a sociedade, bem como o futebol, após esse período de pandemia.

“O futebol não é exceção. Toda a sociedade está sofrendo e vai se modificar. Estamos todos nos reinventando tanto na parte material, mas também na parte mental”, concluiu o presidente da FPF.