Globo Esportes

O Campeonato Gaúcho tem ao menos uma estimativa de prazo para voltar. Após nova reunião por videoconferência na tarde desta quarta-feira, os 12 clubes aprovaram a proposta da Federação Gaúcha de Futebol para retomar o Gauchão entre a metade de julho e o início de agosto, inicialmente com portões fechados. A decisão foi tomada de forma unânime.

O campeonato será encerrado no campo, mas sem a definição de rebaixamento para a Divisão de Acesso. Ficou acordado que a edição de 2021 terá quatro clubes rebaixados. As equipes poderão inscrever novos atletas para a volta do futebol, conforme prevê o acordo entre os clubes.

Além da proibição de acesso do público, o protocolo da FGF para a retomada dos jogos também prevê a testagem periódica para Covid-19 de jogadores e demais profissionais e a limitação de pessoas dentro dos estádios.

– Se precisarmos atender mais condições colocadas pelo governo do Estado estamos dispostos para acelerar a retomada. A ideia é termos no estádio no máximo 60 pessoas, todas testadas previamente – disse ao GloboEsporte.com o presidente do Aimoré, Ronaldo Vieira.

Com a aprovação, o documento será enviado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público (MP-RS) e Secretaria Nacional de Esportes para validação.