R7

Por motivos de segurança, que evite a disseminação do novo coronavírus, a Uefa estuda a possibilidade de realizar toda a fase final da Liga dos Campeões (Champions League) e da Liga Europa em uma só cidade.

E como Istambul, por meio da organização do futebol turco, tem mostrado pouca disponibilidade e receber os eventos, que ocorrerão com portões fechados, Lisboa disponta como uma candidata, conforme informou o jornal A Bola.

O jornal se baseou em declaração à rede Cadena, do presidente Ángel Torres, do Getafe, clube que se classificou para as oitavas da Liga Europa. As disputas cuja fase ainda não se iniciou seriam, neste caso, realizadas em apenas uma partida. No caso das já iniciadas, seriam completadas com a segunda partida, a de volta.

“A ideia da UEFA passa por jogar o que falta da Champions e da Liga Europa apenas a uma mão e numa cidade, mas nada ainda foi confirmado. A decisão vai ser tomada na reunião do comité executivo, a 17 de junho”, destacou.

A retomada do futebol na Europa tem seguido protocolos de saúde, para se evitar contágio pelo vírus. Países como Alemanha, Dinamarca e Hungira já reiniciaram as competições. Mas, para que a Champions e a Liga Europa sejam encerradas, a Uefa exige que os campeonatos nacionais em andamento sejam finalizados.

Na Liga dos Campeões, faltam 17 partidas, para serem jogadas em cerca de cinco dias. Além destas, o caldendário reserva a final possivelmente para o dia 29 de agosto.

Já estão classificados para as quartas de final o PSG, de Neymar e Mbappé; a Atalanta; o Atlético de Madrid e o RB Leipzig.

As outras equipes já realizaram a partida de volta e jogariam apenas a partida decisiva da fase. São elas: Manchester City x Real Madrid; Bayern Munique x Chelsea; Juventus x Lyon e Barcelona x Napoli.