Secom PMVC

É muito importante, principalmente, durante a pandemia do coronavírus, se manter fisicamente ativo tanto para a saúde mental quanto do corpo. Porém, seguir algumas recomendações é essencial para não se expor ao risco da contaminação e nem transmitir o vírus para outras pessoas, no caso dos assintomáticos.

A principal orientação das autoridades de saúde é evitar a prática de atividades físicas coletivas, como as partidas recreativas de vôlei, basquete e de futebol (o famoso “baba”). “Estas são atividades que proporcionam aglomeração e contato físico. Então, a probabilidade de contaminação é muito maior”, comentou o coordenador de Esportes, Márcio Brito.

“Tudo isso vai passar. Mas, para que possamos voltar à rotina o mais breve possível, o distanciamento social é o principal foco no momento”, reforçou o coordenador. Por isso, o ideal é que as pessoas pratiquem exercícios em casa, com o apoio, por exemplo, de videoaulas de profissionais disponíveis na internet.

Mas há outras opções já conhecidas e praticadas por muitas pessoas, como dançar e pular corda. O importante é sempre respeitar os limites do corpo; se possível, procurar uma orientação profissional; e, principalmente, não deixar a saúde de lado durante esse período.