Globo Esportes

O Conselho de Estado do Governo da França validou oficialmente nesta terça-feira a decisão do encerramento do Campeonato Francês por causa da pandemia do coronavírus. No entanto, suspendeu os rebaixamentos de Amiens e Toulouse, ordenando que a Liga de Futebol Profissional da França (LFP) reexamine o formato da competição para a temporada 2020/2021.

O juiz de procedimentos sumários do Conselho também negou o pedido do Lyon de que a competição fosse retomada.

Em votação com seus membros no dia 30 de abril, a LFP formalizou o fim do Campeonato Francês 2019/2020 e declarou o Paris Saint-Germain campeão da temporada interrompida em 8 de março. Foi o terceiro título seguido da equipe de Neymar, o nono da história do clube.

Num primeiro momento, só duas equipes foram rebaixadas, Amiens e Toulouse, que depois de entrarem na Justiça contra o descenso, agora aguardam a decisão final da LFP após a decisão do conselho de estado francês desta terça. Decisão que pode deixar o Campeonato Francês da próxima temporada com 22 clubes em vez de 20.

Além disso, foi credenciado ao Olympique de Marselha o segundo lugar, classificando o time diretamente para a fase de grupos da próxima Liga dos Campeões da Europa. O Rennes ficou em terceiro, garantindo pela primeira vez na sua história uma vaga na Champions, ainda que na fase preliminar.