Uol

Após oito horas de reunião, a Federação Esportiva do Rio de Janeiro chegou à conclusão de que retomará o Campeonato Carioca ainda nesta semana. Por mais que não tivesse um consenso geral por parte dos mandatários dos clubes, a entidade responsável pelo futebol no Estado do Rio deixou claro que a partir desta quinta-feira, 18, os amantes do mundo futebolístico terão motivos de sobra para comemorar.

O confronto entre Bangu e Flamengo marcaria a volta da Taça Rio, que está em sua reta final, faltando apenas dois jogos para que a fase final seja decidida.

Nesta terça-feira, às 20h, os representares voltarão a se reunir para tomar maiores decisões e oficializar, ou não, o protocolo de volta do torneio.

Clubes como o Fluminense e Botafogo seguem irredutíveis a possibilidade de já contar com a retomada nesta semana. Em contato com o Globo Esporte, ambos os mandatários afirmaram que estão trabalhando adotar medidas judiciais para que seus times não sejam prejudicados com o retorno considerado precoce por eles.

Caso o calendário estipulado seja mantido, os dois terão jogos no próximo dia 22 e junho e seguindo a lógica, voltariam aos gramados no dia 26. Porém, vale lembrar que desde a paralisação, tanto o Glorioso, quanto o Tricolor não voltaram as suas atividades por conta da pandemia de coronavírus.

Se Botafogo e Fluminense não entrarem em campo com os jogos marcados, a dupla corre o risco também de a atitude ser considerada como abandono do torneio. Nesse caso, o regulamento geral de competições da Ferj em 2020 prevê severas punições.

Por isso, a expectativa é que, de acordo com o que ficar definido nesta terça-feira, 16, os presidentes busquem todo o auxílio necessário em questões judiciais para que tenham seus pedidos aprovados e possam se preparar para a volta dos jogos.

Nas redes sociais, os torcedores ficaram em êxtase com a possibilidade de voltar a acompanhar os seus respectivos times do coração. Porém, boa parcela dos internautas também consideraram a decisão precipitada, tendo em vista a real situação da pandemia no País.