MSN

O Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-SP) negou os pedidos de Botafogo e Fluminense para jogarem o Campeonato Carioca somente a partir de 1º de julho.

Em decisão publicada nesta quinta-feira à noite, o presidente do órgão, Marcelo Jucá Barros, disse entender os argumentos dos clubes, mas optou por seguir a vontade majoritária, já que os outros 14 times são favoráveis ao retorno do futebol no Rio.

“Os fundamentos jurídicos lançados pelos clubes requerentes são absolutamente razoáveis, mas se postos em uma balança conjuntamente com a soberana vontade da maioria, não podem pesar mais, já que não existe nenhuma ilegalidade na vontade expressada pelos clubes”, escreveu o juiz, na sentença.

Dessa forma, as partidas de Botafogo e Fluminense são mantidas para a próxima segunda-feira. O Alvinegro recebe o Cabofriense, às 17h30, no Engenhão, enquanto o Tricolor encara o Volta Redonda, às 20h, no Maracanã.

Além disso, o TJD estipulou uma multa de R$ 100 mil ao Botafogo, caso o clube não disponibilize o estádio para a partida. A diretoria já havia deixado claro que não jogaria mesmo se a partida fosse mantida e ameaçou até deixar a disputa.

“Lamento pessoalmente não a flexibilização das datas, pois quem mais sofrerá com isso é a competição, caso Fluminense e Botafogo se recusem a entrar em campo não em campo contudo, por outro lado, seria absolutamente leviano entender que a vontade expressa por 14 (quatorze) clubes deve ser posta de lado em razão de outros dois”, sentenciou o juiz.

O Carioca volta a ser disputado após mais de três meses de paralisação. A retomada acontece nesta quinta à noite, com Bangu x Flamengo, no Maracanã. Restam duas rodadas da fase de grupos, semifinais e final da Taça Rio, além da decisão do campeonato.