Globo Esportes

O futebol no Japão voltará neste sábado, após quatro meses interrompido pela pandemia de Covid-19. Os primeiros campeonatos a retornar serão a segunda e terceira divisões do Japonês. No sábado seguinte, recomeça a J-League, a primeira divisão do país.

O Japão foi um dos primeiros países a interromper a temporada, logo após a disputada a primeira rodada, no dia 23 de fevereiro. O país chegou a planejar o retorno para maio, mas o aumento de casos de Covid-19 alterou a programação.

– Nunca tinha feito tanta pré-temporada – brincou o meia brasileiro Augusto, do Matsumoto Yamaga. – Mas isso faz parte. Naquela época (em maio), a gente já tinha feito quatro amistosos, mas aí parou de novo, e os outros amistosos foram cancelados por causa da Covid-19. Agora, estamos voltando – comentou Augusto.

A liga japonesa é a segunda das três principais da Ásia a retornar. O futebol na Coreia do Sul voltou no dia 8 de maio, o primeiro país a retomar a temporada no mundo. Agora fica faltando a China, origem da pandemia de Covid-19, que ainda não tem data marcada para retorno do futebol.