Globo Esportes

A CBF pretende realizar as Séries C e D do Campeonato Brasileiro, mas ainda não tem previsão exata de quando a bola deve rolar no segundo semestre de 2020. Secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman informou nesta segunda-feira que a entidade planeja avaliar primeiramente a realidade de adaptação dos clubes nas divisões de elite antes de divulgar o calendário próprio da 3ª e 4ª divisões.

– Evidentemente estamos trabalhando com a concepção da Séries A e B até como referência. É provável que, se todos os parâmetros de saúde, logística e adaptação da CBF ocorrerem relativamente de forma tranquila nessas duas séries, haverá a definição de calendário para a C e D. O presidente Rogério Caboclo não orientou o cancelamento de nenhuma competição. C e D devem seguir parâmetros da A e B – declarou o gestor em entrevista à TV Meio Norte, do Piauí.

Durante a entrevista, Feldman destacou que a CBF tem estudado questões mais profundas da nova rotina dos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, sobretudo no tocante às viagens e segurança das delegações.

– Nós temos observado a malha aérea, por isso nós estamos neste momento vendo como muito importante a questão dos estaduais porque eles têm uma logística mais tranquila e mais próxima. Com a articulação que a CBF vem fazendo com o Governo Federal e Infraero, vamos aos poucos designando o retorno gradual da malha aérea para que a demanda dos campeonatos nacionais seja estabelecida. É um retorno combinado – completou.

Ao todo, a Série C possui 20 clubes na briga pelo acesso. Em seu novo formato, a Série D passou a contar com 68 equipes.

A CBF projetou, após reunião com os clubes, que o início do Campeonato Brasileiro ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto. As Séries A e B terão 38 rodadas só terminarão em fevereiro.