Galáticos Online

Paralisado desde 17 de março, o Campeonato Baiano pode retornar neste mês. Mesmo ainda diante da pandemia da Covid-19, que assola o país, cartolas do Estado já vislumbram a volta da competição a partir de 15 de julho.

Organizadora do certame, a Federação Bahiana de Futebol ainda não se pronunciou oficialmente, mas informações de bastidores dão conta de que essa também é a data trabalhada pela entidade para o retorno. Tudo depende, porém, do Governo do Estado e prefeituras das cidades com clubes envolvidos na disputa.

A realização de eventos esportivos na Bahia está suspensa por decreto, até a próxima segunda-feira (6). A expectativa é de que a autorização para realização das partidas, sem público nos estádios, seja dada no mesmo dia.

Porém, o retorno sequer é unanimidade entre os protagonistas do campeonato. Dos dez clubes participantes da Série A estadual, apenas Bahia, Vitória e Bahia de Feira já voltaram aos treinos. O Jacuipense deve se juntar ao trio na próxima segunda.

Tremendão e Leão do Sisal, assim como a dupla Ba-Vi, defendem a volta do Baiano neste mês. Mas, eles não têm o apoio das demais equipes.

O Galáticos OnLine ouviu presidentes e representantes de seis dos oito clubes do interior na competição. Quatro se posicionaram contra a retomada dos jogos. O Atlético de Alagoinhas não enviou seu posicionamento. Já o Fluminense de Feira não atendeu nem retornou as tentativas de contato.

O Estadual ainda tem seis rodadas a serem realizadas. Duas delas são válidas pela fase de classificação e as quatro restantes pela semifinal e final.