Minha Torcida

Sem ainda estipular prazos para a volta de suas competições, a Conmebol ao mínimo estuda a possibilidade de mudar o formato de uma delas – aqui falamos da Copa Sul-Americana, que poderá passar a ser disputada em fase de grupos – modelo semelhante ao da Libertadores.

Porém, essa mudança não deverá ser para essa temporada e muito menos para a temporada 2021. A ideia que está em seu estágio embrionário, foi interrompida com a paralisação das atividades por conta do novo Coronavírus e antes de qualquer coisa, necessita da aprovação do conselho da entidade máxima do futebol na América.

Com a Libertadores e a Copa Sul-Americana invadindo o calendário de 2021, dificilmente essa nova fórmula para a competição será implementada na próxima edição do torneio, visto o calendário que será ainda mais apertado.

Um das grandes razões para essa alteração no formato da competição em destaque é o lado financeiro. No atual formato, os clubes tradicionais correm o risco da eliminação após a disputa de apenas duas partidas. Já com a fase de grupos, esse risco seria menor, visto o maior número de partidas e com isso a Conmebol e os clubes participantes poderiam faturar mais com os direitos de transmissão.