Globo Esportes

O Botafogo tentou até o fim, mas não conseguiu derrotar o Fluminense e foi eliminado da Taça Rio após o empate sem gols com o Fluminense. Melhor em alguns momentos do clássico, o clube de General Severiano não conseguiu transformar as chances em gols e perdeu fôlego na reta final. Paulo Autuori fez críticas ao retorno do Carioca que considerou precoce em função da pandemia, e afirmou que o momento é de construir uma base sólida para colher frutos no futuro.

– É uma lógica de um treinador que tem de pensar em tudo. Um olho no agora, outro no futuro. Cheguei há pouco tempo, o campeonato parou. Eu nem ia fazer substituição hoje. Preciso fazer com que essa equipe jogue e ganhe organização. Sabe por quê? O campeonato vai parar um mês. Vamos fazer amistoso com quem? Estamos solidificando coisas, isso é um processo. Não tenho o menor problema em entender que deve ser assim, solidificar aqui para que consiga construir algo consciente e consistente. Logicamente todo mundo quer ganhar. O Carioquinha, nós de alguma maneira fizemos o que tínhamos de fazer. Foi a única competição que voltou de forma açodada. Em alguns jogos se cumpre o famigerado protocolo exemplar da Ferj, outros não, já viu o que aconteceu com o Fluminense em Bacaxá.

Ele aproveitou para deixar claro que pretende ter reforços para o Brasileiro, apesar de saber das limitações financeiras do clube. Quer buscar “oportunidades de negócio”. O resultado no Carioca, para Autuori, “não é parâmetro para nada”.

– Logicamente ainda virão jogadores para o Brasileiro, o clube não tem condições de investir em jogadores da maturidade competitiva de 23 e 28 anos, então tem de estar atrás de oportunidade de negócio. Senão vou ter me de lembrar de alguns anos atrás quando clubes passaram sufoco até o final no Brasileiro ou até mudaram de divisão depois de ganhar o Carioca. Não é parâmetro para nada o Campeonato Carioca. Não vou trocar a chance de construir algo consistente e consciente por uma situação que pode não levar a nada. Muitas vezes você ganha e tem muitas dúvidas no dia seguinte. O que a gente não quer é ter dúvida no dia seguinte.

Sobre Honda, Autuori foi só elogios. Afirmou que “joga simples” e faz o Botafogo jogar:
– É um cara que joga e faz a equipe jogar, ninguém está em suas melhores condições, mas ele joga muito simples, quantas bolas ele achou ali com passes claros, faz o time jogar, cadencia, tem passe curto, tem passe longo, dificilmente perde uma bola. Essa ideia de que traz o cara e vai arrebentar do primeiro dia até o último é utopia, é fantasia melhor dizendo. Está clara a qualidade que ele tem e tem uma coisa fundamental que é jogar e fazer o time jogar. Tem jogadores que jogam e não fazem a equipe fluir. Ele faz a equipe fluir.