Globo Esportes

A indefinição do Governo de Pernambuco, em relação à volta do futebol no estado, foi o ponto chave para que Salvador fosse escolhida como sede da Copa do Nordeste 2020. Vista como favorita ao páreo, a capital pernambucana caiu fora da disputa após a entrevista do secretário de saúde do estado, André Longo, que não deu prazo para liberação dos jogos. Ali, a decisão foi tomada. Os clubes pernambucanos e cearenses ainda tentaram mudar a definição, mas faltava o básico: apoio do poder público.

Atualmente, a Bahia tem os mais brandos indicadores de saúde referente à Covid-19, se comparada à relação com número de habitantes. Com isso, está em condições mais adequadas do que Pernambuco. Sem liberação do governo e com números elevados em relação à doença, Ceará era visto como a última opção possível.

Com o afago da capital baiana, restava definir a logística e garantir o aval das autoridades sanitárias. Liberações que foram enviadas na manhã da última segunda-feira.

No acordo, ficou definido que as equipes viajam para Salvador a partir deste domingo. A ideia é garantir, pelo menos, uma semana de treinamento para os clubes que não possuem liberação para atividades presenciais em suas cidades, caso de ABC e River-PI. Assim como garantir um período de isolamento para as demais agremiações. No entanto, caberá a cada clube definir a data da viagem.

Com a hospedagem paga pela Liga do Nordeste, cada equipe terá direito a 30 testes. Caso queiram levar mais pessoas em suas delegações, os testes excedentes serão custeados pelos clubes.

Embora tenha cinco datas para serem disputadas, a Copa do Nordeste será finalizada num período de duas semanas, utilizando nove dias para as partidas. A última rodada da primeira fase acontece nos dias 21 e 22 de julho. Com jogos únicos, as quartas de final serão disputadas entre 25 e 26 do mesmo mês, as semifinais em 29 e 30. As finais serão disputadas nos dias 2 e 4 de agosto.

Com o Brasileiro da Série A iniciando no dia 9 de agosto e os da Série B e C começando dia 8, ficou acertado com a CBF que o clube que chegar à final terá um dia a mais antes da estreia no campeonato nacional.

No caso, se estiver na Série B ou C, a tendência é que jogue no sábado (dia 9). Caso esteja na Série A, o clube atuará nos jogos do domingo.