MSN

Em clássico ofuscado pelas decisões envolvendo os direitos de transmissão dos jogos e a crise do coronavírus, o Flamengo busca confirmar o seu favoritismo nesta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã, diante do Fluminense, para conquistar o título do Campeonato Carioca sem a necessidade da disputa de duas finais. Já a equipe tricolor tenta postergar a definição do campeão.

O regulamento do Campeonato Carioca só não previa a realização de uma final se o mesmo clube vencesse as Taças Guanabara e Rio, além de ter a melhor campanha de ambas. Ao Flamengo, campeão do primeiro turno e time com mais pontos somados na competição, só resta uma dessas marcas, o título do segundo turno.

Maior defensor da volta antecipada das competições, o rubro-negro, sendo campeão, poderá ter um mês de preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro, que a CBF prevê para começar no fim de semana dos dias 8 e 9 de agosto. Para isso, precisa vencer a decisão – empate leva o duelo para os pênaltis.

O Flamengo também foi o principal articulador e interessado na medida provisória que modifica o modelo de negociação da transmissão dos jogos, dando esse direito ao clube mandante. O time foi o único dos participantes do Campeonato Carioca a não firmar contrato com a Rede Globo.

A postura e a decisão de exibir seus jogos contra Boavista e Volta Redonda provocou o rompimento do contrato pela emissora, mas a partida terá transmissão. Assegurando ter o aval da Globo, o Fluminense, o mandante da decisão, transmitirá o jogo pela FluTV, o seu canal no YouTube.

Dentro de campo, o Flamengo parece imbatível no Campeonato Carioca. O time venceu os dez jogos que disputou com os seus titulares na competição, naquela que é a sua terceira melhor sequência de triunfos na história do Estadual. E só a especulação sobre o interesse do Benfica no técnico Jorge Jesus parece atingir a tranquilidade do elenco.

Para evitar que o Flamengo fature o seu 36º título estadual na noite desta quarta-feira, sendo o segundo consecutivo, o Fluminense precisa encerrar jejuns. O time, afinal, não venceu nas três partidas que disputou na volta do Carioca – dois empates e uma derrota – e nem marcou gols.

O clássico desta quarta-feira, então, definirá se os rivais vão se enfrentar mais duas vezes para definir o campeão estadual ou se a taça já ficará com o Flamengo. Certo mesmo é que a celebração pelo título se dará em um Maracanã vazio, em clima oposto ao que sempre marcou o Fla-Flu.