O Globo

A Copa mais compacta da história. É com essa ideia que os organizadores do Mundial de 2022, no Qatar, querem atrair os torcedores para irem até o país no Mundial que acontece daqui a dois anos. Nesta quarta foi divulgado o desenho da tabela com os horários previstos das partidas e as sedes, confirmando que o torcedor poderá assistir até duas partidas por dia nas primeira fases da competição. O estádio mais perto do centro de Doha fica a 5 minutos de distância, enquanto o mais longe a uma hora de carro.

Os torcedores poderão acompanhar quatro partidas todos os dias da primeira fase e até duas in loco no mesmo dia. Da estreia até as oitavas de final, as 16 equipes que passarem da primeira fase jogarão quatro vezes em apenas 13 dias.

No horário de Brasília, os jogos da primeira fase acontecerão às 7h, 10h, 13h e 16h. Os jogos da fase mata mata serão 12h e 16h. A final será ao meio-dia do dia 18 de dezembro no estádio Lusail, a 15km do centro de Doha, com capacidade para mais de 86 mil pessoas. Pelo fuso, o Qatar está seis horas à frente do Brasil.

A entidade, no entanto, afirma que os horários sao flexíveis. Só serão estabelecidos definitivamente após o sorteio.

– Uma vez que os pares sejam conhecidos, a possibilidade será discutida para oferecer um horário mais benéfico para os públicos nos países ou para os fãs no Catar, de acordo com a localização do estádio. Essa flexibilidade adicional é possível sem afetar nenhum aspecto técnico, já que todos os estádios estão localizados em um raio compacto, e o clima é perfeito nessa época do ano, seja com um início mais cedo ou mais tarde – defende a Fifa em seu site oficial.

Uma preocupação com os horários é o calor do deserto qatari, mas medidas já foram tomadas. O Mundial acontecerá no segundo semestre, inverno no país — a abertura será dia 21 de novembro — o que diminui consideravelmente a temperatura. Os modernos estádios terão ar condicionado no campo e nas arquibancadas.

O brasileiro vai ter que acordar cedo, porém, para assistir ao jogo de abertura, entre Qatar e a seleção a ser sorteada. A partida, marcada para o dia 21 de novembro, será, inicialmente, às 13h no estádio Al Bayt, 7h no Brasil.

Outra novidade da Copa no Qatar é a duração da fase de grupos. Todos os 48 jogos acontecerão em 12 dias, com quatro partidas em todos os dias. Até o dia da abertura, normalmente reservado para um único jogo, terá quatro partidas.