Terra

De olho nas respectivas estreias no Campeonato Brasileiro, Botafogo e Fluminense aproveitaram a aproximação das diretorias no final do Carioca para agendar amistosos para os próximos dois sábados. As partidas podem ser uma oportunidades para o técnico Paulo Autuori testar jovens da base alvinegra visando a disputa do torneio nacional. Com o calendários de outras categorias ainda indefinidos, alguns atletas foram convidados a treinar com o elenco principal do Glorioso.

Entre os nomes da nova safra, Matheus Nascimento, de 16 anos é o que mais tem chances de entrar em campo contra o Tricolor, no próximo sábado. Será a primeira oportunidade para grande parte dos torcedores acompanharem o atacante, que treina há mais de um mês entre os profissionais.

Visto como grande promessa no clube, ele firmou o primeiro contrato profissional até junho de 2023, com multa milionária de R$ 150 milhões para o futebol brasileiro e 50 milhões de euros para o exterior (cerca de R$ 300 milhões na cotação atual).

Autuori é adepto de uma visão sistêmica do futebol, em que categorias inferiores e a principal seriam parte de um todo, sem divisões. Com o calendários das competições de base ainda sem retorno definido para este ano, muitos dos atletas passaram a integrar o grupo que treina diariamente no Nilton Santos, desde junho.

Em dificuldades financeiras, o Botafogo tem recorrido à base nos últimos anos, enquanto aguarda a transição para o modelo de gestão clube-empresa. No Brasileirão de 2019 terminou como a equipe que mais deu oportunidades à jovens formados nas categorias inferiores. Teve a utilização de 15 atletas, entre eles, Luís Henrique, um dos principais nomes a equipe na atual temporada.